22 de outubro de 2010

Os 70 Anos de Pelé! Salve o Rei!


Edison Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé (Três Corações, 23 de outubro de 1940), é um ex-futebolista que atuava como meia-atacante.

Pelé
é considerado como o maior jogador da história do futebol, tendo fama internacional na condição de futebolista. Recebeu o título de Atleta do Século de todos os esportes em 15 de maio de 1981, eleito pelo jornal francês L'Equipe. No fim de 1999, o Comitê Olímpico Internacional, após uma votação internacional entre todos os Comitês Olímpicos Nacionais associados, também elegeu Pelé o "Atleta do Século". A FIFA também o elegeu, em 2000, numa votação feita por renomados ex-atletas e ex-treinadores como o Jogador de Futebol do Século XX.

Além da Seleção Brasileira, Pelé se despediu como jogador do Santos em 1974 (vitória por 2 a 0 sobre a Ponte Preta) e do New York Cosmos (1977, jogando um tempo em cada equipe, marcando um gol pelo time nova-iorquino que venceu o Santos por 2 - 1). Na festa estadunidense, com direito a participação de Mohamed Ali, Pelé daria seu grito repetido por milhares de pessoas: "Love! Love!".

No Santos:
1956 a 1974
Estréia: Santos 7 - 1 Corinthians de Santo André, em 7 de Julho de 1956. (primeiro gol de Pelé, sexto do Santos na partida).
Última partida: Santos 2 - 0 Ponte Preta, 2 de Outubro de 1974.

No New Youk Cosmos:
1975 a 1977
Última partida: New York Cosmos 2 - 1 Santos, no Giants Stadium (Nova Iorque), em 1 de Outubro de 1977. Pelé atuou um tempo por cada equipe e marcou o primeiro gol da equipe estadunidense cobrando falta.

Partidas: 1375
Gols: 1284
Média de Gols por Partida: 0,93
Atleta do século
Recorde de gols em uma partida: 8 gols, em 21 de novembro de 1964, na partida Santos 11 a 0 Botafogo de Ribeirão Preto (superado por Dadá Maravilha na década de 1970, Dario fez 14 Gols em uma partida contra o Sport Recife).
Partidas pela seleção brasileira: 115 (92 oficiais)
Gols pela seleção brasileira: 95


Imaginem só o que isso significa para um ser humano? O Rei! O Rei Pelé! Ele está fazendo 70 anos e até nisso o cara é bom... o negão nem parece que tem 70 anos...
Passei minha infância, ouvindo meu pai falar de Pelé, quando se pegava uma bola e batia forte em qualquer lugar se dizia "Golllll de Pelééééé", aquelas coisas mágicas e são eternas até para uma criança, numa época onde não existia internet, tv a cabo, nem jogos na tv, e o menino Miguel já sabia dizer Gol de Pelé.
Eu imagino, amando futebol como amo, quantas vezes este cara teve emoções que eu adoraria ter. Imaginar fazer gol no Maracanã, Mineirão, Morumbi, o milésimo Gol contra o Vasco no Maracanã, gols em finais de copas do mundo, Pelé fez gol em todas as finais que participou, na de 1970, a única final dele que assisti, foi o comandante, fez de tudo um pouco em campo.
Imaginem, será que algum jogador de futebol até hoje já ganhou 3 copas do mundo?
Será que vários deles já fizeram 1000 e tantos gols como Pelé?
Será que estes jogadores, abandonaram os gramados e continuaram vivendo e sendo tratados como Rei?
Pelé nunca foi como um BBB, uma celebridade instantânea, um jogador que só foi famoso por um ano, um mês, uns jogos. Como alguns jogadores são tratados hoje mesmo, tem que estar na seleção, etc... Pelé continuou celebridade, manteve a majestade, saiu do futebol, virou garoto propaganda de muitas coisas, inclusive o futebol. Nunca perdeu a magia, nunca foi esquecido, não passou a frequentar as paginas policiais dos jornais... Mesmo com testes de DNA.
Gostaria muito de parabenizar, este Brasileiro, Negro, de origem humilde, que é Rei, que é exemplo, que fez o povo do mundo inteiro se emocionar com sua arte.

Parabéns Edson Arantes do Nascimento!
Parabéns Pelé do Brasil!





Nenhum comentário:

Postar um comentário