8 de dezembro de 2011

Toto o Roupa Nova Americano!

Toto é uma banda de rock dos Estados Unidos formada em 1977 em Los Angeles. Foram bem sucedidos na década de 1980, lançando álbuns aclamados como Toto IV, sendo conhecidos por compactos como "Hold the Line", "Rosanna", "Africa" e "Stranger in Town".

Por ter sido formada por músicos veteranos de estúdio, uma característica marcante da banda era sua qualidade técnica, assim como a combinação de diferentes estilos musicais tais como pop, rock, soul, funk e jazz. Apesar de serem frequentemente associados ao soft rock, a variedade de seu som permitiu a sua popularização em uma ampla gama de ouvintes. Juntos, lançaram dezessete álbuns e venderam mais de trinta milhões de gravações.

A banda foi formada em 1977 por seis músicos de estúdio, que anteriormente haviam trabalhado regularmente com Steely Dan, Seals and Crofts, Boz Scaggs, Sonny and Cher, e outros. Filho do famoso músico e arranjador Marty Paich, o tecladista David Paich se popularizou após coescrever o álbum Silk Degrees de Boz Scaggs. Após tocar em diversas sessões com o baterista Jeff Porcaro, os dois começaram a discutir a possibilidade de formar sua própria banda. Reuniram-se com o baixista David Hungate, já conhecido das turnês com Boz Scaggs. Também convidaram o guitarrista Steve Lukather e o tecladista (irmão de Jeff) para incrementar o grupo. Com a adição do cantor Bobby Kimball, o grupo começou a trabalhar em seu primeiro álbum em 1977, após assinar com a Columbia Records.

Após completar as canções, a banda entrou em estúdio para gravar o álbum. Segundo um mito popular, Jeff Porcaro escreveu "Toto" em uma das fitas demo para distingui-la de outras no estúdio. Outro rumor associa o nome da banda ao sobrenome real de Bobby Kimball, Toteaux, na realidade uma piada popularizada pelo baixista David Hungate. Mesmo após o término das gravações, eles ainda não tinham um nome. Após ler o nome nas fitas demo, David Hungate explicou ao grupo que o termo "Toto" significava "universal" em latim. Tendo em vista que os integrantes já haviam tocado em diferentes gravações e gêneros musicais, adotaram o nome para si.
Após seu lançamento, Toto entrou rapidamente nas paradas musicais, ganhando popularidade com o compacto "Hold The Line", assim como "I'll Supply the Love" e "Georgy Porgy". Décadas mais tarde, "Hold the Line" foi usada na trilha sonora do jogo eletrônico Grand Theft Auto: San Andreas, tocando na rádio especializada em rock clássico.

A banda ganhou atenção internacional e foi indicada para o Grammy de Melhor Artista Novo. No começo de 1979 a banda partiu para sua primeira turnê estado-unidense. Para os concertos eles levaram mais dois músicos, Tom Kelly (guitarra, vocal de apoio) e Lenny Castro (percussão).

1982 marcou o começou da era mais bem sucedida do Toto. Após as fracas vendas de Turn Back, a banda foi pressionada pela gravadora para produzir um novo sucesso. Com Toto IV, lançaram um dos maiores sucessos da década de 1980. O álbum continha três compactos que atingiram o top 10 da Billboard Hot 100: "Rosanna"; "Africa" e "I Won't Hold You Back". Ao todo, o álbum ganhou sei prêmios no Grammy, incluindo Gravação do Ano para "Rosanna", Álbum do Ano e Produtor do Ano. "Rosanna" chegou a ser indicada múltiplas vezes. O álbum ganhou ainda mais reconhecimento com o lançamento de outro compacto, "Make Believe". O grupo entrou em turnê de suporte ao álbum, e perto do fim Bobby Kimball quebrou a perna, sendo forçado a se apresentar constantemente sentado atrás do piano nos concertos restantes.

O Toto ainda continuou a fazer show e turnes, mais após esta arrancada só teve mais um sucesso "I'll Be Over You", que fez sucesso mais uma vez no mundo inteiro. O Toto está para os Estados Unidos assim como o Roupa Nova está para o Brasil, pois na década de 80, se via o Toto fazendo o acompanhamento de estúdio para diversos artistas, assim como foi o Roupa Nova nas décadas de 80 e 90's.

Integrantes

Steve Lukather – guitarra, vocal, teclado, bandolim (1977–2008; 2010-presente)
David Paich – teclado, vocal (1977–2008; 2003-2008; 2010-presente)
Simon Phillips – bateria, percussão, teclado (1992–2008; 2010-presente)
Steve Porcaro – teclado, sintetizador (1977–1988; 2010-presente)
Joseph Williams – vocal (1986–1988; 2010-presente)
Nathan East - baixo (ao vivo) (2010-presente)
Bobby Kimball – vocal e teclado (ocasionalmente) (1977–1984; 1998–2008)
Mike Porcaro– baixo, violoncelo (1982–2008)
Greg Phillinganes – teclado, vocal (2005–2008)
David Hungate – baixo (1977–1982)
Fergie Frederiksen – vocal (1984–1985)
Jeff Porcaro – bateria, percussão (1977–1992)
Jean-Michel Byron – vocal (1990)
Leland Sklar - baixo (ao vivo) (2007-2008)






Um comentário:

  1. po irado o teu blog po eu me amarro nessa banda !!!
    pra mim a melhor musica é africa!!!

    ResponderExcluir