1 de dezembro de 2011

Dia Mundial de Combate a AIDS!


O dia 1 de Dezembro foi internacionalmente instituído como o Dia Mundial de Combate à Aids e é quando o mundo une forças para a conscientização sobre essa doença. Desde o final dos anos 80, tal dia vigora no calendário de milhares de pessoas ao redor do mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, ao final de 2007, 33 milhões de pessoas conviviam com o vírus do HIV no planeta, e diariamente surgem 7.500 novos casos.

Cazuza

E só se falando de artistas, parentes e amigos, quantos já nos deixaram em concequencia desta doença, a lista é enorme mais vamos colocar aqui só para lembrar alguns que me vem a cabeça agora:

Sandra Brea

Entre as pessoas mais famosas que morreram vítimas da doença estão o cantor e compositor Agenor Miranda Santos, o Cazuza, que nasceu em 1958 e morreu em 1991, com 33 anos.

Renato Russo

O líder da Legião Urbana, Renato Russo, nascido em 1960, estava entrando na adolescência quando a epidemia explodiu no País. A doença matou-o em 1996, com 36 anos e já consagrado como um dos mais bem-sucedidos artistas da música brasileira dos anos 80 e 90, com 5 milhões de discos vendidos.

Lauro Corona

Outro famoso nascido em 1960 foi Conrado Segreto, o mais aclamado estilista do Brasil no fim dos anos 80 e início dos 90. Resistiu até 1992, quando tinha 32 anos.

Marcelo Ibrahim

A longa lista ainda inclui o galã Lauro Corona, nascido em 1957. Morreu em 1989, no auge de sua carreira como ator da TV Globo, depois de ter atuado em Dancing Days e Vereda Tropical. Outra atriz global, Cláudia Magno, de Final Feliz e O Dono do Mundo, morreu com 34 anos, em 1994. Foi vítima de um tipo de pneumonia violenta, comummente associada ao vírus HIV. Dez anos antes, ela havia perdido o namorado, o modelo e ator Marcelo Ibrahim, vítima do mesmo mal.

Claudia Magno

Mas quem melhor desfrutou dos caminhos abertos foram os jovens que vieram a seguir, nascidos entre 1955 e 1971. Para eles, valia mais que nunca a fórmula "qualquer maneira de amor vale amar", como cantava Milton Nascimento.

Fredie Mercury

E ainda Fredie Mercury, vocalista da banda inglesa Queen, que assim como Renato Russo e Cazuza colocou uma pulga atraz da orelha de muita gente, pois sua doença foi acompanhada pelo mundo a fora.



Um comentário: