8 de dezembro de 2010

John Lennon! 30 Anos Sem John!

John Winston Lennon MBE (Liverpool, 9 de outubro de 1940 — Nova Iorque, 8 de dezembro de 1980), foi um músico, compositor, escritor e ativista em favor da paz britânico.

John Lennon ganhou notoriedade mundial como fundador do grupo de rock britânico The Beatles. Na época da existência dos Beatles, John Lennon formou com James Paul McCartney o que seria uma das mais famosas duplas de compositores de todos os tempos, a dupla Lennon/McCartney. John Lennon foi casado com Cynthia Powell, e com ela teve o filho Julian. Em 1966, conheceu a artista plástica japonesa Yoko Ono.

Em 1969, o casal se casou numa cerimônia privada no rochedo de Gibraltar. Usaram a repercussão de seu casamento para divulgar um evento pela paz, chamado de "Bed in", ou "John e Yoko na cama pela paz", como um resultado prático de sua lua-de-mel, realizada no Hotel Hilton, em Amsterdã.
Em 10 de abril de 1970, Paul McCartney anunciou oficialmente o fim dos Beatles.

Antes disso, John Lennon havia lançado outros dois álbuns experimentais, "Life with lions" e "Wedding album". Também lançara o compacto "Cold Turkey" e o disco ao vivo "Live peace in Toronto", creditados à banda "Plastic Ono Band", com a participação de Eric Clapton.
Durante a década de 1970, John e Yoko envolveram-se em vários eventos políticos, como promoção à paz, pelos direitos das mulheres e trabalhadores e também exigindo o fim da Guerra do Vietnã.
A pedido do Governo, a Imigração deu início a um processo de extradição de John Lennon dos EUA, que durou cerca de 3 anos, período em que John ficou separado de Yoko Ono por 18 meses, entre 1973 e 1975.

Após reconciliar-se com Yoko, vencer o processo de imigração e conseguir o Green Card, Lennon decidiu afastar-se da música para dedicar-se à criação de seu filho Sean Taro Ono Lennon, nascido no mesmo dia de seu aniversário em 1975.

O casal voltou aos estúdios em 1980 para gravar um novo álbum, Double Fantasy, lançado em novembro. Era como um recomeço. Porém em 8 de dezembro do mesmo ano, John foi assassinado em Nova York por Mark David Chapman, quando retornava do estúdio de gravação junto com a mulher.

Nesta época eu estava trabalhando na Warner, que era a gravadora que distribuia no Brasil o ultimo trabalho de John Lennon, a primeira música de trabalho do álbum "Double Fantasy" era "(Just Like) Starting Over", que estava indo muito bem tocando em todas as rádios, não só daqui de Porto Alegre, mais de todo o mundo.
E a virada de faixa era justamente no dia 8 de Dezembro... as informações eram completamente diferentes de hoje, cheguei no escritório e a Rádio Continental esta dando a noticia que John Lennon havia sido assassinado naquela madruga em Nova York.
E eu ali, pronto para sair na minha missão de trocar a música de trabalho... Não precisei fazer absolutamente nada "Woman" ecoou de norte a sul, de leste a oeste do mundo inteiro naquele 8 de Dezembro de 1980.

Hoje 30 anos depois, é o que tenho a contar deste dia, que de uma forma ou de outra, tive uma participação, mínima, e porque não dizer insignificante. Mais com certeza, mais uma de minhas histórias. 30 anos sem John Lennon!





2 comentários:

  1. realmente jhn foi um homem extraordinario em tudo que fez pois tudo que fez foi com amor e carinho,e ele consseguil acima de tudo passar tambem uma mensagem emportante...quando queremos e quando lutamos sempre consseguimos alcanssar os nossos objeteivos... hortência Levi:)

    ResponderExcluir
  2. meu nome é juan cara sou fan dos beeatles e acho o cumulo terrem matado o jonh e não matarem esse justin bieber não gosto desse moleque...blog:dicasjuan.blogspot.com

    ResponderExcluir