17 de março de 2011

Do Fusquinha a Ferrari!


Vou chamar este post de minha história de um Fusquinha bem draga, até a Disneylândia que é pilotar uma Ferrari... Vou mostrar e contar algumas passagens com estes lindos aparelhos que vão cercar nossa viagem...
Começando por este aí de cima este Toca Discos Portátil, o meu primeiro era um igual a este, ganhei de minha mãe quando fiz nove anos, pena que os discos que escutava neles eram dela, mais fica a lembrança do meu primeiro Toca Discos.



Já este aí de cima fico importante para mim pelo seguinte: Foi com dois, assim mesmo dois iguais que fiz minha primeira festa cobrando ingresso, um era do meu amigo Neco, e outro de meu Tio Athos, sorte a minha já comecei com pares perfeitos, iguais... tocava um disco num e depois no outro, sem feltro e sem mixer... Eu já dava um jeito, e acho que nem sabia o que era mixer, mais fica aí a lembrança do Toca Discos Gruding, da primeira festa.



Vamos falar agora de coisa ruim, este aí de cima e o de baixo também, se notabilizaram pelo ruido que emitiam, músicas lentinhas, ou com som baixo era uma tristeza, era de ficar envergonhado, mais foram as dragas que comecei, era o que tínhamos de momento.



Este aqui de cima era o rei do ruido, mais tinha a cara de Toca Disco de Dj!



Este belo! Belo? É belo sim eu tive uns seis desses, era mais ainda a cara dos Dj's, já veio com menos ruido, a sua parte de baixo, era legal para encaixar nas meses de som, e é difícil um dj, que começou nos anos 70, 80 não ter pilotado um desses.



Este aí de cima quem inventou não era Dj, e nem pensou nos tais, pois eles tinham o braço molo, eu os chamava de molengas, fui a alguns lugares tocar e tive que pilotar esta verdadeira invenção do Inferno por horas, e ainda tinha uns botões digitais que eram para acabar com o Dj, Esté era muito ruim... Mais ficou na lembrança. Negativa!



Galera eu devo dizer que este Toca Discos deu o pontapé inicial a uma nova hera, mesmo que ele tivesse um defeito que eu considerava grave, ele não tinha arranque, ele tracionava muito mal, tínhamos que dar o famoso empurrão para o disco não entrar patinando, mais já melhorou e muito nossa vida, é de boa lembrança.



Este aí de cima, num concurso de beleza seria eleito com certeza talvez o Toca Discos mais bonito de todos os tempos, mais na pratica ele era, pelo menos para Dj's um horror. Estão vendo aquelas duas plaquinhas logo a cima do Gradiente? Eram digitais uma ligava e a outra desligava, no outro lado era a velocidade 33 ou 45 RPM... Era só dar um Toquinho nelas que tudo desandava... Muito toquei com estes, e muitas vezes tive que correr a traz do prejuízo.... Era lindo mais nenhum pouco pratico.



Agora chegamos a aparelhos que servem de referencia até hoje, este aí de cima é o mk1, o irmão pobre do mk2 que já iremos apresentar, tração direta, mais ainda sem o acelerador, que viria logo após, este ainda tenho um par, dentro das cases que eles tomaram pau durante anos.



Vou falar mais não tenho certeza, se alguém tiver me avisa que eu coloco aqui as referencias, este é uma versão com com pit up, são aqueles botões que estão ali no canto da foto, não lembro se eles eram da Sony ou da Technics mesmo, mais já eram Toca Discos profissionais para Dj's, lembro que na Crocodilu's era um par desses.



Bom chegamos a Ferrari dos Toca Discos, como costumo dizer quem errar com estes, ou é ruim da cabeça ou doente do pé, é maravilhoso, é seguro em qualquer lugar, e não carece como muitos de uma mesa especial, não tem ruido algum, e hoje em dia para ter um par, o Dj, tem que desembolsar uma grana preta... "É a Ferrari dos Toca Discos"



Agora começa a tortura dos cds, e quem de nós não tocou com este aí de cima, é um modelo da Gradiente lá dos primórdios dos anos 90's é sim anos 90. Até muitas rádios usaram este modelo trabalhando 24 horas sem parar, ficou na lembrança como um aparelho de cd criado não para dj's mais muito usado por eles.



Já este modelo da Sony, tinha o trocador de faixas de estilo rolinho, alguns modelos tinham pit up, eram bons de trabalhar, já foi um aparelho criado para ser profissional, muitas rádios e dj's o usaram inclusive eu, que ainda tenho um par guardado nas suas cases.



Este de cima e debaixo muita gente teve, eu mesmo trabalhei muitas vezes neles principalmente em casas noturnas, eu pessoalmente não gostava, acho que a Gemini ainda fabrica e se encontra fácil no comércio, poderíamos dizer que é um semi-profissional.



O irmão mais novo e também semi-profissional, os dois modelos tem pit up... e outros brinquedinhos que a mim não atrai muito.



Aqui sim o primeiro cdj 100s, o primeiro criado especialmente para dj's comprei um par logo de seu lançamento que estão comigo até hoje, aguentam o tranco mais não gostam muito de cds de referencia(piratas). Viriam coisas melhores.



Este de cima é o cdj 200 o irmão mais novo do cdj 100s, já veio com efeitos novos, e um mostrador colorido, neon no painel, mais praticamente igual ao irmão mais velho. E ainda roda mp3.


Já o cdj 400, é bem mais moderno e se não me engano ele veio depois do cdj 800, já para os mais preguiçosos ele tem encaixe de pen drive, não precisamos nem, levar cds para a festa, com dois pen drives podemos fazer a festa acontecer.



Estamos perto da perfeição, é como tocar em um mk2, é um aparelho de cd especial para dj's e são meus preferidos pois são mais fácil de encontrar em casas noturnas, mais coisas melhores ainda apareceriam...



Cdj 1000 é o pai de todos atualmente, é uma nave cobiçada por todos... Quem não conseguir fazer uma mixagem perfeita nele, pede pra sair... Ele te canta todas as pedras todas as jogadas possíveis, seu custo benefício até que é barato. Eu o considero "A Ferrari dos Cdj's"



Está mesa aí a cima eu já experimentei uma é uma coisa de futuro, que não quer ir para a festa só com seu laptop, leva ela junto e liga ela ao seu lap que da uma chinfra bacana, e dentro de uma case ele fica maior e causa uma boa impressão.



Bom terminamos com o nosso Dj Virtual, a moleza do século, ele faz tudo sozinho você só tem que ter bom gosto e um bom repertório, mais cá pra nós, que coisa bem sem graça usar uma ferramenta dessas, mais fazer o que tem quem gosta e está aí a disposição de todo mundo no Google é só baixar.
Galera espero que vocês tenham gostado, de um pouquinho de aula de museu, sei lá como se diz isso... É com estes aparelhos que um dj se depara ou se deparou para fazer a alegria de muita gente. De um Fusquinha até uma Ferrari... e a pilotagem tinha que ser perfeita.


3 comentários:

  1. Putz que legal as fotos!! que recordação boa, era muleke e já brincava na Gruding ou Grundig sei lá... algo assim, putz que recordação, depois passei para as garrard da Gradiente, acho que era isso, aí depois , nossa!!! as DD1 da linha do A1 que era um luxo na época, poucos tinham a linha completa, hehe... que louco néh?? rever elas , me deu até uma dorzinha de coração, acho que estamos ficando velhos, hj em dia tá muito fácil as coisas e nínguém dá valor amais nada. Aí depois de todo sofrimento tocando com as tranqueiras, consegui ter as famosas MKII, aí sim foi a realização total e que toco até hj com elas e estão lindas e zeradas, putz legal mesmo a lembrança , gostei!! foi por acaso que entrei no blog e curti, abraços do Dj Rovai de SP, www.djrovai.com.br

    ResponderExcluir
  2. Grande Miguel,lindo o histórico dos toca discos e aparelhos de CD. Fiz uma viagem no tempo relembrando cada um. Parabéns!
    Ahhh, quem sabe fazer um post referente aos mixers???

    Julius Rigotto

    ResponderExcluir
  3. Antes do cdj 100s teve o cdj 500 e o cdj700 da pioneer, esse segundo era um modelo em tamanho compacto e só tocavam cdr ou cd industrial.
    Marco Leotti.

    ResponderExcluir