27 de novembro de 2009

Hoje Aniversário de Jimi Hendrix... 67 Anos.




Jimi Hendrix (nascido Johnny Allen Hendrix, mais tarde James Marshall Hendrix; Seattle, 27 de Novembro de 1942 — Londres, 18 de Setembro de 1970) foi um Guitarrista, Cantor, Compositor e Produtor Norte-americano, amplamente considerado um dos mais importantes guitarristas da história do Rock. Como guitarrista, ele se inspirou nas inovações de músicos do Blues, tais como B. B. King, Albert King e T-Bone Walker, assim como nos guitarristas de R&B (rhythm and blues), tais como Curtis Mayfield. Jimi Hendrix é considerado por muitos como: o melhor e mais influente guitarrista de todos os tempos. Ademais, ele ampliou a tradição da guitarra no rock, apesar de guitarristas anteriores, como Dave Davies (de The Kings), e Pete Townshend(de The Who) terem empregado recursos como o "feedback" (microfonia) , (distorções) e outros efeitos especiais.
Jimi Hendrix morreu em Londres nas primeiras horas de 18 de Setembro de 1970, em circunstâncias que nunca foram completamente explicadas. Havia passado parte da noite anterior numa festa, onde a namorada Monika Dannemann o havia buscado, e ambos seguiram para o Hotel Samarkand, no número 22 da Lansdowne Crescent, em Notting Hill. Estimativas indicam que ele teria morrido pouco tempo depois.
Dannemann alegou em seu depoimento original que Hendrix teria tomado (sem que ela soubesse), na noite anterior, nove comprimidos de um remédio para dormir que ela utilizava. De acordo com o médico que o atendeu inicialmente, Hendrix tinha se asfixiado (literalmente afogado) em seu próprio vômito, composto principalmente de vinho tinto.
Sou fã de Jimi Hendrix, nem tanto pelo seu talento como guitarrista, mais pelo Show Man... o cabelo, as roupas, claro que ele ara um guitarrista mega virtuoso, ainda mais num tempo onde todos os sons eram tirados apenas com o talento, sem pedais e efeitos especiais como hoje. E Tambem porque conheço muito mais de Jimi Hendrix pela história que ele deixou, e não por escutar seus discos, quando Jimi Hendrix morreu eu ainda era um garotinho que só queria jogar futebol. Vamos ver um pouquinho de Jimi Hendrix? Olhem aí!!!




O riff da guitarra de Jimi Hendrix na música Voodoo Child foi eleito o melhor de todos os tempos, em uma votação realizada pelo site Music Radar. Foram computados mais de 5.000 votos, dos quais 14% escolheram a atuação de Hendrix na canção gravada há 41 anos.
"Voodoo Child ainda é lembrada por muitos como um marco da guitarra eletrônica", descreveu o site. "É isso que me vêm à cabeça imediatamente quando alguém menciona riffs clássicos. Contagiante, criativo, inteligente e eu nunca me cansarei de escutá-lo", escreveu um dos usuários do site.






Nenhum comentário:

Postar um comentário