6 de junho de 2011

Foo Fighters Cada Vez Melhor!

Foo Fighters é uma banda de rock alternativo dos Estados Unidos formada por Dave Grohl em 1995. Seu nome é uma referência ao termo "foo fighter", usado por aviadores na Segunda Guerra Mundial para descrever fenômenos aéreos misteriosos, considerados OVNIs. A banda atingiu sucesso internacional, lançando vários hits incluindo "This Is a Call", "Everlong", "Learn to Fly", "All My Life", "Times Like These", "Best of You","My Hero", "DOA" e "The Pretender". Três de seus álbuns, There Is Nothing Left to Lose, One by One e Echoes, Silence, Patience & Grace ganharam o Grammy por "melhor álbum de rock".

Dave Grohl passou quatro anos como baterista da banda grunge Nirvana. Nesse período desenvolveu uma série de composições não divulgadas, uma forma de preservar a interação do grupo. Em contrapartida Dave gravou algumas demos em estúdio, sendo que algumas canções foram compiladas no álbum Pocketwatch, lançado com o pseudônimo "Late!", em 1992.


Após a morte de Kurt Cobain em 1994, Grohl entrou no Robert Lang's Studio em Seattle com o amigo e produtor musical Barrett Jones. Com exceção da parte de guitarra de "X-Static" por Greg Dulli do grupo americano Afghan Whigs, Grohl tocou todos os instrumentos das faixas. Atrelado à gravadora Capitol Records pelo descobridor de talentos Gary Gersh (que havia trabalhado com o Nirvana), Grohl teve suas faixas mixadas, sendo que o resultado tornou-se posteriormente o primeiro álbum do Foo Fighters, também intitulado Foo Fighters.

Grohl não queria que a banda fosse um projeto de estúdio de somente um integrante, então trabalhou para formar uma banda de suporte ao álbum. Inicialmente o antigo colega Krist Novoselic era o principal candidato, mas ambos preocuparam-se que poderia-se estar formando somente uma reencarnação no Nirvana. Após tomar conhecimento sobre o fim da banda conterrânea de emocore Sunny Day Real Estate, Grohl convidou o baixista Nate Mendel e o baterista William Goldsmith. Pat Smear, que era um membro não oficial do Nirvana após o lançamento de In Utero, foi adicionado como segundo guitarrista, completando assim a banda. A banda realizou sua primeira turnê ainda em 1995 abrindo concertos para Mike Watt.

Seu primeiro single "This Is a Call" foi lançado em junho de 1995, e o álbum de estréia no mês seguinte. "I'll Stick Around" e "Big Me" foram os singles lançados nos meses seguintes.

O mais recente álbum da banda, foi recebido por críticas positivas de várias revistas especializadas e também pelo público. Contém 12 músicas inéditas, uma delas disponível somente no álbum "Wasting Light: Deluxe Edition", e também marca a volta do estilo Hard Rock da banda, com sons mais pesados e rápidos. A abordagem para com os fãs com esse álbum, também foi diferente, Dave, disponibilizou o cd inteiro na internet e um vídeo gravado em estúdio tocando todas as músicas do álbum. Oficialmente, a banda tem 2 videoclipes lançados até agora, das músicas "Rope" e "White Limo" que foram gravados de forma independente e com câmeras caseiras. Esse álbum também marca a vinda definitiva de Pat Smear para banda, que era músico de apoio desde 2005. Na gravação do disco, foram convidados Bob Mould, que foi guitarrista e vocalista das bandas Hüsker Dü e Sugar, na música "Dear Rosemary" e Krist Novoselic, ex- baixista do Nirvana, na música "I Should Have Known".

Álbuns de Estúdio

1995 - Foo Fighters
1997 - The Colour and the Shape
1999 - There Is Nothing Left to Lose
2002 - One by One
2005 - In Your Honor
2007 - Echoes, Silence, Patience and Grace
2011 - Wasting Light




Nenhum comentário:

Postar um comentário