10 de maio de 2011

O Bom e Velho Pink Floyd!

Falar desta banda me traz muitas recordações e recordações bem malucas até, lembro lá pelo início dos anos 70, era Verão e minha mãe me emprestava o minúsculo apartamento de Tramandaí, para pegar meus amigos e passarmos alguns dias na praia, naquela época, Tramandaí e Capão da Canoa que eram o lugar que a galera se reunia... E em minha turma não poderia faltar um "The Dark Side of the Moon", se você ainda não escutou é o disco mais psicodélico da história, para mim claro, vai logo escutar.
Lembro que para escutar o tal disco não poderia faltar um baseado ou um fino... Vinho, cachaça ou algo que nos deixasse bem loucos, e ficava todo mundo na volta todos muito loucos escutando o disco do Pink. Bom, então depois dessa abertura aí vai um pouquinho dessa banda, que infelizmente nunca assisti ao vivo, mais que era boa era, não deixa de escutar.

Pink Floyd foi uma banda de rock britânica do século XX famosa pelas suas composições de rock clássico harmónico, pelo seu estilo progressivo e pelos espectáculos ao vivo extremamente elaborados. A origem do nome "Pink Floyd" deve-se à admiração do fundador Syd Barrett pela arte dos músicos Pink Anderson e Floyd Council, do blues.

É um dos grupos mais influentes na história do rock, além de um dos mais bem sucedidos, tendo vendido mais de 200 milhões de cópias de seus álbuns. A produção The Dark Side of the Moon manteve-se no Top 100 Billboard de vendas durante mais de uma década.

Liderada pelo lendário cantor e compositor Syd Barrett, o grupo tinha um modesto sucesso na segunda metade da década de 1960 produzindo rock psicodélico. Problemas com as drogas, levaram a que Barrett fosse forçado pelos seus colegas da banda, a afastá-lo e substituí-lo pelo guitarrista e cantor David Gilmour.

Com a saída de cena de Barrett, o baixista e vocalista Roger Waters gradualmente tornou-se o líder e principal compositor do Pink Floyd. Esta fase foi marcada pela produção de álbuns conceituais como The Dark Side of the Moon (1973), Wish You Were Here (1975), Animals (1977) e The Wall (1979)álbuns que obtiveram êxito mundial, foram aclamados pela crítica especializada e figuraram em listas dos mais vendidos e populares em vários países.

Mas após o álbum, The Final Cut, (1983), o grupo separou-se. Em 1985, Waters declarou que o Pink Floyd estava extinto, mas os demais membros - agora liderados por Gilmour, mais o tecladista Rick Wright e o baterista Nick Mason -, após uma ação judicial ou briga judicial, retomaram a banda com o nome oficial e seguiram gravando e se apresentando - com grande sucesso comercial - e, finalmente, fecharam um acordo com Waters.

Em 2 de julho de 2005 e pela primeira vez em 24 anos, a formação mais clássica do Pink Floyd voltou a tocar, para a sua maior plateia, no concerto Live 8, em Londres, Reino Unido.


Em entrevista concedida ao jornal italiano La Repubblica no dia 3 de Fevereiro de 2006, Gilmour indicava o fim do Pink Floyd, declarando que o célebre grupo não produzirá qualquer novo material, nem voltará a reunir-se novamente. No entanto a possibilidade de se fazer uma apresentação similar ao Live 8 não foi descartada tanto por Gilmour ou Mason.

Em 15 de Setembro de 2008, o tecladista Richard Wright morreu, pondo um fim no sonho de um possível retorno dos Pink Floyd.


Nenhum comentário:

Postar um comentário